segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O PODEROSO TKD MILITAR DO GEN. CHOI



(Texto extraído do site www.tkdbrasil.net)

A grande e absoluta maioria dos mestres pioneiros enviados pelo Gen. Choi Hong Hi ao mundo afora para divulgar a arte na década de 60 e 70; serviram no Exército sul coreano onde praticaram e tornaram-se instrutores, do poderoso e eficiente Taekwondo militar do Gen. Choi, pois na década de 50 o Pres. Rhee (1875-1965) após assistir uma demonstração da arte comandada pelo próprio Gen. resolveu tornar obrigatório a prática para todos os militares, sendo então criada a 29ª Divisão de Infantaria pelo Gen. Choi como a Divisão responsável pelo treinamento da arte nas Forças Armadas da República da Coréia.
O n° 29 tinha o seguinte significado: o 2 representava a Divisão da Península e o 9 representava o punho do Gen. E como símbolo desta, Choi colocou o desenho de seu punho na bandeira desta Divisão. Todos os militares com alguma experiência em Artes Marciais foram chamados para formarem esta famosa Divisão, posteriormente militares com experiência em artes marciais e que estavam servindo em outras Unidades eram transferidos para esta Divisão, inclusive faixas coloridas e também faixas pretas recebiam um treinamento intensivo técnico e físico, muito bem planejado e também muito rigoroso, pois nesta Divisão a disciplina, organização e dedicação eram muito mais enfatizadas tudo isto era fielmente seguido a risca, portanto sempre havia muito empenho dos praticantes justamente no intuito de aumentar o seu respectivo nível (gub) para os faixas coloridas ou dan para os faixas pretas, então eram enviados para treinarem outras Divisões, quando era esgotado o seu manancial de técnicas, eles então retornavam a 29ª Divisão para aumentarem seus conhecimentos ou seja receberem treinamentos de aprimoramento e evolução. Portanto era feito um rodízio de equipes de instrutores no treinamento dos militares das Forças Armadas Sul Coreanas, inclusive com equipes de novos peritos. Eventualmente uma equipe de instrutores de elite, chamados de "Instrutores de Taekwondo para recrutas" eram colocados em diferentes Divisões para ensinar a arte do Gen. Um dos fatos mais pitorescos, foi a específica ordem do Gen. aos militares desta Divisão. Durante as aulas (treinamentos) no Ginásio, todo aluno tinha de saudar o instrutor (baixar a cabeça) independente da graduação militar, fora do Ginásio a saudação militar (continência) prevalecia a hierarquia. Anos mais tarde estes instrutores de elite, vieram em grande nº justamente através do serviço militar compulsório. O melhor dos diferentes estilos de TKD como Tang Soo Do, Karatê e outros estilos duros, juntavam-se no Exército. Peritos de alto nível com grande experiência e altas graduações eram testados, selecionados e designados, como oficiais para ensinar (o estilo militar do Gen. Choi. O TKD Oh Do Kwan) para os militares das Forças Armadas. Eventualmente sob o serviço militar compulsório de 3 anos na Coréia, cada soldado foi apresentado ao estilo de TKD do Gen. Choi.
No Exército, o Karatê coreano de vários estilos foi unificado no Taekwondo do Gen. Choi. Os melhores instrutores dos diferentes estilos uniram-se e aperfeiçoaram as técnicas assim estabelecendo em um único estilo tudo o que tinham pesquisado, estudado e praticado. Mais tarde isto perpetuou-se em uma arte marcial muito efetiva. Implementação de novas técnicas ou a eliminação de velhas técnicas eram feitas de uma maneira muito rápida e prática. Uma simples ordem do comando superior teria a nova técnica ensinada no mesmo dia ou as vezes no próximo dia sem qualquer contestação. Foram emitidos manuais de TKD militar para padronizar os diferentes estilos em um único. A combinação de exercícios militares, táticas de combate na guerra, com a arte marcial tornou a Divisão ainda mais superior e famosa, a única entre todas as Divisões do Exército sul coreano . Eles estavam totalmente aptos, prontos, habilitados a lutar qualquer momento , com ou sem armas.
Na 29ª , instrutores de TKD de altas graduações os quais também eram peritos em outras artes marciais como Hapkido e Judo treinaram seus colegas com o puro TKD e também ensinando as melhores, mais práticas, eficientes e efetivas técnicas de suas outras respectivas artes, principalmente no combate a curta distância, como chaves, imobilizações etc. Era a arte marcial na sua pura essência, inclusive desenvolveram novas técnicas no sentido de superar aos outros estilos de TKD de não militares. O estilo militar evoluiu para um único estilo, inclusive com uma ampla gama de técnicas complementares desenvolvidas para o combate livre, além do extraordinário preparo físico, onde era praticado exaustivamente a força, precisão, resistência, flexibilidade, velocidade, noção de distância na luta, também era muito praticado: técnicas de desarme da faca (punhal), desarme de revólver e pistola, técnicas de fuzil com baioneta, inclusive luta contra 2, 3 . Estas técnicas também incluíam defesa pessoal básica e avançada, quebramentos, saltos, equilíbrio, interceptação de chutes, contra-ataques, quedas, arremessos, técnicas com bastão , rasteiras, pontos de pressão mais outros movimentos secretos (como pontos vitais) para instantaneamente matar ou ferir. Seu lema "Um golpe, uma morte."
Os melhores dos melhores instrutores no Exército tinham catapultado o estilo do Gen. Choi em um dos melhores estilos de Taekwondo. Cada instrutor no Exército, vindos dos diferentes estilos do Karatê coreano, contribuíram muito para o crescimento do TKD do Gen. Choi. Isto é a principal razão provável de que os antigos instrutores da ITF, vindos do Exército sul coreano, assim como seus seguidores ainda permaneçam como os melhores instrutores de Taekwondo hoje em dia. Dois dos maiores e mais conceituados mestres em todos os tempos, os lendários mestres Nam Tae Hi e Han Cha Kyo (1934-1996) , também foram instrutores iniciadores desta famosa Divisão, os quais posteriormente demonstraram o TKD no Vietnã em 1959 e posteriormente o ensino regular em 1962 neste país.
Peritos de alto nível selecionados para o Exército enquanto ainda estavam na ativa também foram enviados para o mundo afora para treinarem militares de nações não comunistas; a missão mais importante de todas foi durante a Guerra do Vietnã, onde eles treinaram cerca de 50.000 homens, ou seja: Tropas sul coreanas, Unidades militares do Exército sul Vietnamita e os famosos Boinas Verdes das Forças Armadas norte americanas. Choi Hong Hi tinha unificado outros estilos de TKD no seu próprio estilo militar coreano, tinha enviado delegados praticamente para todo o mundo, tinha colhido a nata do que tinha plantado, ou seja instrutores do mais alto nível, e uma formidável arte marcial tinha sido consolidada. O extraordinário preparo, a eficácia, eficiência e poderio da arte tinha sido comprovada durante a guerra do Vietnã nos terríveis campos de batalhas pelos soldados coreanos, as técnicas usadas no Exército eram distintamente diferentes do que se conhece de Taekwondo hoje em dia. Diferente do TKD esporte de hoje praticado em esteiras, tatames, pois não havia restrições de onde você pudesse golpear ou não, não havia protetores. As circunstâncias da vida e da morte nos campos de batalhas automaticamente, instintivamente, aguçaram, aprimoraram e afiaram as técnicas. Devido ao imenso rigor dos árduos, exaustivos, constantes treinamentos atingindo assim extraordinário adestramento e fabuloso condicionamento físico, técnico e mental proporcionados justamente pelo Taekwondo é que muitos soldados conseguiram sobreviver, pois somente assim conseguiram agüentar e suportar todas as terríveis agruras da guerra. O livro Guiness de recordes nos anos 70 define o TKD como "O Karatê coreano usado para matar no Vietnã." Uma das mais belas formas (Hyungs) entre todas as Artes Marciais "Hwa Rang", criada pelo Gen. Choi Hong Hi simboliza um grupo de elite de jovens guerreiros aristocratas na Dinastia Silla, possui 29 movimentos justamente em referência a lendária 29ª Divisão.
Com o rápido crescimento, reconhecimento e valorização da Oh Do Kwan, o Gen. Choi estava no topo do mundo. Quando ele reformou-se no Exército, o legado do seu TKD militar ainda continuou pelo mundo como resultado das equipes de extraordinários instrutores que ele tinha enviado anteriormente e posteriormente praticamente para todo o mundo. Ele tinha estabelecido os seguidores do real TKD, a arte marcial coreana. Os antigos mestres quando davam baixa do Exército tinha adquirido total domínio da arte ou seja muito mais conhecimento, perícia, habilidade, técnicas muito mais complexas e eficientes em relação a quando tinham entrado no Exército. Muitos optaram em ensinar TKD pelo mundo como discípulos do Gen. Choi sob a bandeira da ITF e outros abriram suas próprias independentes Academias, porém adotando seu estilo de origem, como por exemplo Moo Du Kwan, MAS SEMPRE COM FORTE INFLUÊNCIA DOS DIAS MILITARES. Organizações civis de TKD não afiliadas com o TKD militar eram taxadas de não ser o autêntico, real TKD. A sólida base dos instrutores avançados do Gen. Choi dominaram a cena do TKD internacionalmente e também mestres sem formação militar adotaram o estilo do Gen. Choi.
Fonte: Alcione Prestes Costa
TuKiDo/2002
geovisit();

CAMPEÃ PARAIBANA 2009






CAMPEÃ PARAIBANA DE TAEKWONDO

A atleta de Taekwondo Grazzieli Rodrigues, aluna da ARTKD - Associação Regional de Taekwondo, sagrou-se no dia 18 de Janeiro do corrente, campeã Paraibana de Taekwondo, na Cidade de Campina Grande.

Grazzieli, é integrante do Projeto Pequeno Cidadão, que é realizado na cidade de Pirpirituba, esse projeto visa, integrar, o jovem à Cidadania através do esporte.

Esse projeto conta hoje com a participação de 50 crianças, e adolescentes, e é acompanhado pelo Conselho Tutelar, tendo como um dos Professores e Vice-presidente da Assocação o Professor Ricardo Antoniom Faixa Preta 2º DAN, que também já foi aluno do Projeto, desde que o mesmo foi iniciado pelo Mestre Ideraldo, em 1989.

Grazzieli está classificada para o CAMPEONATO BRASILEIRO, que ocorrerá no mês de Setembro, na cidade de Fortaleza/ Ceará.